Páginas

Ações do Grupo de Estudos - GEITL – Porto Nacional

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Capoeira, Patrimônio Imaterial Brasileiro!

 

Além de fazer parte da Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, a cidade de Salvador, capital da Bahia, comemora outro registro, dessa vez de patrimônio imaterial brasileiro. Além do conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico do Centro Histórico de Salvador ser patrimônio cultural da humanidade, a capoeira, expressão cultural brasileira que já deu a volta ao mundo e alcançou reconhecimento internacional, foi reconhecida como patrimônio imaterial da cultura brasileira, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Surgida nos guetos negros há mais de um século como forma de protesto às injustiças sociais, a capoeira é uma arte que mistura dança, música e cultura popular, confunde-se com esporte, e já foi considerada luta. A capoeira é a 14ª expressão artística do Brasil registrada como patrimônio imaterial e, com o título, fica assegurada sua preservação como patrimônio cultural e torna-se capaz a elaboração de projetos e políticas públicas em prol da continuidade dessa manifestação.
País de muitas misturas, o Brasil apresenta forte miscigenação de cores, raças, batuques e temperos, que pode ser vista por meio da diversidade cultural e artística do povo. Segmento turístico que mostra essa diversidade, destacando o talento, a alegria, a fé e a hospitalidade do povo, a cultura é pano de fundo para vários roteiros no Brasil, em especial Salvador, onde a capoeira se faz mais presente.
A capital da Bahia tornou-se um dos principais destinos turísticos internacionais. Famosa pela sua história, pelo legado deixado por povos de outros continentes, pela miscigenação cultural, pelo sincretismo religioso e pelo povo hospitaleiro, a cidade é cenário e objeto de estudo de profissionais de diversas áreas, há muitos anos. As ruas do Centro Histórico de Salvador (Patrimônio Cultural da Humanidade) transportam o turista para os primórdios da história do Brasil. Profundos conhecedores da cultura local, os guias turísticos da região explicam como se desenvolveu a colonização da primeira cidade do país.

Fonte: http://www.braziltour.com/heritage/html/pt/pc_nec_evt_salvador_capoeira.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário