Páginas

Ações do Grupo de Estudos - GEITL – Porto Nacional

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Brasil ganha mais um patrimônio mundial

 

A Praça São Francisco, na pequena cidade de São Cristóvão (SE), é o mais novo Patrimônio Mundial da Humanidade, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A inclusão da praça na lista da Unesco foi confirmada no dia 1º de agosto, durante a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em Brasília.
Construída entre o final do século 16 e o início do século 17, a praça é a única expressão no Brasil do traçado urbanístico de origem espanhola. O novo Patrimônio Cultural representa um momento específico da história brasileira, quando Portugal e Espanha estiveram unidos sob a mesma coroa (União Ibérica), entre os anos de 1580 e 1640. A praça é composta pela Igreja e pelo Convento de São Francisco, pela Capela da Ordem Terceira, hoje Museu de Arte Sacra, pela Santa Casa, pela Igreja de Misericórdia, além do Palácio Provincial.
São Cristóvão, a 23 km de Aracaju, é antiga capital de Sergipe e a quarta cidade mais antiga do Brasil. Com a praça sergipana, o Brasil agora possui 18 bens – entre naturais e culturais- na lista do patrimônio mundial. A penúltima conquista havia sido em 2001, quando o centro histórico de Goiás (GO) obteve esse status. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, afirmou que já tem duas outras candidaturas de sítios brasileiros prontas para serem apresentadas: Paraty (RJ) como sítio cultural e natural e a cidade do Rio de Janeiro como paisagem cultural.
A indicação da praça de São Cristóvão como bem cultural foi feita há três anos, mas a Unesco precisou de informações mais precisas sobre o seu valor histórico. Além do Brasil, outros nove países também conseguiram incluir novos locais na lista de patrimônio. São eles: Arábia Saudita, Austrália, Índia, Irã, Ilhas Marshall, Coreia, Sri Lanka, Estados Unidos e Tanzânia.

Fonte: http://www.braziltour.com/heritage/html/pt/pc_nec_evt_100811_01.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário